sexta-feira, 10 de junho de 2016

Carreta de prevenção a hanseníase faz exames gratuitos em Paulo Ramos


Atendimento aconteceu na segunda-feira dia 6 de Junho das 08:00h às 17h.
Carreta de prevenção a hanseníase faz exames
gratuitos em Paulo Ramos (Foto: Divulgação/Alan Miranda-Assecom)

O Maranhão faz parte da região endêmica da hanseníase com registro de milhares de casos já diagnosticados, segundo o Ministério da Saúde. Com o objetivo de combater a doença por meio da educação, do diagnóstico e tratamento adequado, Paulo Ramos recebeu na segunda-feira (06/06) uma ação de tratamento da doença.


A carreta itinerante percorre todo o Brasil no intuito de ajudar a combater a hanseníase e tudo com atendimento médico gratuito. A intenção do grupo é atender pessoas que apresentam manchas na pele, dormência ou sinais suspeitos de hanseníase que residam na sede ou na zona rural. Essa triagem é realizada pelos agentes comunitários de saúde que percorrem todos os setores minuciosamente detectando, orientando e acompanhando o tratamento seja nos postos de saúde ou mesmo na residência de cada paciente.



Os atendimentos da carreta foram realizados pelos profissionais do próprio município. Uma vez diagnosticados casos da doença nos populares que buscaram o serviço, de imediato logo se iniciava o tratamento com exames mais detalhados e a medicação ofertada de forma gratuita a todos. Também eram repassados todos os cuidados necessários aos pacientes sobre como não transmitir a doença em suas casas, pois a Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae e que os pacientes sem o devido tratamento eliminam esses bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro).


Para atender a população, a carreta conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. Ainda no espaço são realizadas aferições da pressão, temperatura, dentre outras ações básicas de saúde.

O centro de saúde móvel é atendido por um grupo de profissionais de saúde de cada município que além dos exames e consultas médicas ministram palestras sobre métodos de prevenção e controle da doença abordando a importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento para a cura da hanseníase. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário