segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

MARAJÁ DO SENA: Lindomar Araújo deve deixar o Pros e ir para o DEM

Prefeito Lindomar Araújo e o Dep. Federal Juscelino Filho
O prefeito de Marajá do Sena, Lindomar Araújo, deverá deixar o PROS 90 e filiar-se ao DEM 25, a sigla hoje pertence ao grupo de oposição, e seria inviável sua candidatura.

Na semana passada o prefeito esteve em tratativas com presidente estadual do DEM-MA, o Deputado Federal Juscelino Filho, em busca de viabilizar sua candidatura à reeleição ao Executivo Municipal. A mudança, porém, vai ocorrer somente por ocasião da “Janela Partidária”, que se abre em abril.  O período, denominado “janela partidária”, é de 30 dias e é aberta apenas em ano eleitoral, no caso, esse ano 2020, quando ocorrerá as eleições municipais para escolha de novo prefeito e novos vereadores.


A Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), no entanto, incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no inciso III do artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Segundo esse dispositivo, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário